Livros sobre Educação Financeira que farão você mudar de nível!

Como está a sua educação financeira?

Gosto muito de escrever sobre empreendedorismo e mais recentemente como profissional e empresária cada vez mais atenta ao tema educação financeira.

Estimulada por colegas e amigos, decidi compartilhar minha listinha básica de livros que ajudam a clarear a perspectiva sobre saber jogar o jogo do dinheiro. Entenda que as sugestões que darei estão nessa linha:

“Saber treinar e manejar a própria mente é o maior talento que se pode ter na vida, tanto em termos de felicidade quanto de sucesso.”

Os segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Leitura obrigatória para qualquer empreendedor e pessoa que queira ter uma carreira bem-sucedida. É muito mais uma perspectiva de configuração mental, forma de encarar o mundo e agir que na visão do autor separa os pobres dos ricos (em mentalidade).

Estou lendo pela terceira vez e faz ainda mais sentido para mim no estágio em que me encontro. Tenha em mente o seguinte: “Ou você está certo ou você é rico, nunca as duas coisas ao mesmo tempo”. Simplesmente genial! rs.

Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Clássico da área para te mostrar como criar e gerar ativos em sua vida. Esqueça a contabilidade tradicional. Aqui o papo sobre passivos e ativos é de outra ordem. O autor mostra porque a classe média vive a eterna “corrida dos ratos” e dá dicas simples e práticas de como alavancar seus rendimentos. Novamente a maior parte do que é ensinado passa por “alavancar primeiro a sua mente” então os rendimentos serão uma consequência.

A Lei do Triunfo: 16 lições práticas para o sucesso – Napoleon Hill

O cara que mais estudou sobre riqueza. Teve acesso a inúmeros milionários e bilionários e teve como mentor ninguém menos que Andrew Carnegie. Elaborou as lições a partir de observações práticas e milhares de entrevistas que foram inclusive analisadas por duas importantes universidades. É um livro para a vida.

Mindset: a nova psicologia do sucesso – Dra Carol S. Dweck

Carol é professora de psicologia em Stanford, especialista internacional em sucesso e motivação e quem desenvolveu o conceito de mindset (mentalidade). Pesquisou ao longo de décadas e concluiu que a atitude mental com a qual encaramos a vida é crucial para o sucesso. O mais interessante é que isso pode ser modificado e que basicamente há duas formas de “configuração mental”: mindset fixo e mindset de crescimento. Eu, por exemplo, desafio e proponho uma série de exercícios práticos a meus clientes para que eles desenvolvam cada vez mais o mindset de crescimento e assim verdadeiramente possam explorar todo o seu potencial.

Mulheres ousadas chegam mais longe: 101 erros inconscientes que atrapalham a sua carreira – Lois P. Frankel, Ph.D.

Um livro prático que usei muito em meus trabalhos de consultoria e que tem um assessment pessoal e profissional que pode ser auto aplicado. Achei genial a forma como a autora aborda as diferentes dimensões da sua vida profissional: 1. Como você joga, 2. Como você age, 3. Como você pensa. 4. Como você faz seu marketing pessoal, 5. Como você fala. 6. Como você parece. 7. Como você reage. E o mais incrível o livro oferece um plano de desenvolvimento pessoal. Usava muito para desenvolvimento da liderança em clientes mulheres quanto atuava no corporativo. Ahhh! Recomendo da mesma autora: Mulheres Boazinhas não enriquecem – tudo o que você precisa saber para se dar bem nas finanças.

Meninas normais vão ao shopping, meninas iradas vão à bolsa – Mara Luquet e Andrea Assef

Divertida, educativa e bem fundamentada leitura proposta por duas jornalistas especializadas em Economia. As duas tem uma editora especializada em finanças pessoais Letras & Lucros.

As autoras só confirmam a tese que a maioria da população não dá bola para as suas finanças pessoais. Tenho esse livro desde 2006! Somente agora estou “pronta” para ele.

E você? Recomendo. Te dará uma nova perspectiva e com dicas bem práticas.

Essa foi uma pequena lista que acredito que possa te ajudar a pensar e agir de uma forma que te ajude a conquistar seus objetivos, sejam eles quais forem. Lembrando que esse tipo de conteúdos não é discutido e trabalhado na graduação, pós, mestrado ou doutorado…

Porém, como alguém que vem da academia, sofreu com a aquisição de muito conhecimento técnico de minha área sem conseguir alcançar os resultados que eu julgava merecidos, hoje ajudo profissionais a transformarem seus conhecimentos em resultados!

Por que de que adianta você ter tanto conhecimento e não ser remunerado e reconhecido por isso, não é mesmo?

Se quiser saber mais e acompanhar minhas publicações e dicas basta se inscrever em minha lista Vip. Terei prazer em compartilhar com você o que aprendi e aplico em minha carreira que encaro como sendo um negócio a ser gerido.